-
Arquitetos: Editorial
- Área: 330 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ariadna Polo
-
Fabricantes: Comex, Epca, Helvex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sabino 10 é uma residência que redefine seus limites espaciais em um terreno estreito ao estender ao máximo as vistas. Do exterior, se apresenta como uma fachada sólida composta por três volumes herméticos, no entanto, em seu interior, esse conceito se transforma completamente. A casa se expande visualmente, otimizando a área do terreno e oferecendo uma sensação de amplitude inesperada.
Os espaços se organizam em três volumes independentes que convidam a desfrutar do clima temperado da região, levando as atividades diárias para o exterior. A edificação está voltada para o pátio central, assim como as casas tradicionais de Querétaro.
Na planta, o programa se distribui em forma de "L", incluindo áreas como a sala de estar, sala de jantar, cozinha, quartos e serviços, juntamente com um estúdio com acesso independente por escadas esculturais no pátio. Além disso, um volume de dupla altura, sem um programa definido, complementa o projeto. Os diferentes volumes formam o pátio central, para o qual toda a residência se abre, criando uma sensação de amplitude visual.
Para garantir paredes sem interrupções, os espaços de armazenamento e os banheiros são posicionados atrás de painéis de nogueira. Desde o pátio, os volumes são percebidos como massas monolíticas com balanços que ampliam a visão. Por outro lado, a cozinha-sala de jantar adquire importância como o epicentro contemporâneo da casa, onde ocorrem reuniões e atividades familiares.
A experiência interior-exterior é complementada com uma cuidadosa seleção de materiais, onde o concreto, a madeira e o mármore criam uma mesma linguagem, reduzindo ao mínimo a paleta cromática. Até mesmo o piso é um plano contínuo, enquanto o álamo prateado no pátio central adiciona uma nota de calor natural.
Sabino 10 é uma residência que se baseia na importância dos percursos e no uso de volumes esbeltos para se abrir completamente ao seu terreno, criando uma sensação de amplitude e calor para seus habitantes.